Câmara MunicipalLondrina

Vereadores fazem nova vistoria no Pronto Atendimento Infantil (PAI)

Por CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA – ASCOM
Na manhã desta terça-feira (26), vereadores da Comissão de Defesa dos Direitos do Nascituro, da Criança, do Adolescente e da Juventude realizaram vistoria no Pronto Atendimento Infantil (PAI). O objetivo foi dar continuidade ao trabalho que a Câmara Municipal de Londrina iniciou ainda no ano passado, quando, após reclamações de usuários sobre lotação e demora no atendimento, passou a acompanhar o serviço prestado pela unidade na área de urgência e emergência pediátrica. Nesta terça, os parlamentares verificaram se o Município já implementou as medidas anunciadas pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, que há duas semanas participou de sabatina na Câmara para tratar do assunto.
Na manhã desta terça (26), os vereadores da Comissão de Defesa dos Direitos do Nascituro, da Criança, do Adolescente e da Juventude visitaram o Pronto Atendimento Infantil (PAI). Objetivo foi dar continuidade ao trabalho de fiscalização que a Câmara iniciou em 2021, após reclamações de usuários sobre lotação e demora nos atendimentos pediátricos.


Durante a sessão legislativa de 12 de abril, Machado afirmou que a Prefeitura abriria processo licitatório para contratar 1.920 horas extras de médicos pediatras, a partir de empresas terceirizadas que pudessem fornecer os profissionais. Também disse que pretendia integrar ao PAI, de forma temporária e emergencial, uma equipe de médicos residentes em Medicina de Saúde e Comunidade. O secretário informou ainda que verificaria problemas no sistema de som do PAI – pelo qual os pacientes são chamados – e que a unidade passaria a oferecer alimentação às crianças e aos responsáveis. Segundo o vereador Emanoel Gomes (Republicanos), presidente da comissão da Câmara, algumas melhorias foram constatadas na visita desta terça. “O problema no som está resolvido e a brinquedoteca foi aberta para os pais e as crianças que esperam por atendimento (conforme solicitado por vereadores). A alimentação, com bolacha e leite, também está sendo servida”, disse.

Sobre o número insuficiente de médicos, a informação repassada aos vereadores foi que a Prefeitura abrirá até a semana que vem um procedimento para a contratação emergencial de horas médicas. “A Prefeitura está buscando um parâmetro. Hoje, o médico ganha em torno de R$ 1,6 mil para um plantão de 24 horas. Na rede particular, a remuneração está em torno de R$ 2,4 mil. A Prefeitura verificou valores da Unimed e de outros lugares, para que possa fazer esse procedimento, com dispensa de licitação, mas com valores compatíveis com o que é pago hoje, para que seja atrativo para os médicos”, afirmou Emanoel Gomes.

Também integrante da comissão, a vereadora Mara Boca Aberta (Pros) ressaltou que a demora nos atendimentos ainda não foi solucionada. “Mais uma vez eu cheguei no PAI às 7 horas, na hora da troca do plantão, e mais uma vez ele estava lotado. Faltavam 51 pessoas remanescentes a serem atendidas, que estavam lá desde o dia anterior. O tempo de espera ontem era de 8 horas e 50 minutos em média e 385 crianças procuraram atendimento. Esses dados foram passados pela própria diretoria do hospital”, afirmou a vereadora. Mara Boca Aberta pretende buscar mais esclarecimentos sobre o número de médicos pediatras concursados que atuam no município e de plantonistas pediátricos existentes na rede, assim como a quantidade de profissionais que se afastaram por atestado médico no ano passado. Os questionamentos estão em um Pedido de Informações da vereadora que será votado em Plenário.

Gazeta 369

Jornal GAZETA 369 - Notícias do Norte Pioneiro do Paraná, nas cidades que compõem o eixo da BR-369: Andirá, Cambará, Bandeirantes, Santa Mariana, Cornélio Procópio, Barra do Jacaré, Itambaracá, Jacarezinho, Londrina e demais municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *